Onde comprar chá

“Thomas, quais chás você recomenda – e onde posso comprá-los?” é uma das perguntas mais frequentes que recebo sobre chá. Para ajudar você(s) a encontrar o próximo chá favorito a um preço adequado, criei a seguinte lista de chás, a maioria dos quais recomendo que experimente pelo menos uma vez. Para cada chá, fornecerei um link para uma loja online na qual comprei chás pessoalmente e cuja qualidade e preço considero adequados. Nesta lista, você encontrará chás brancos, amarelos, verdes, oolongs, pretos e heicha que se adequam ao seu gosto e estado de espírito.

Continuem approveitando o chá!
Thomas

Anji Baicha (安吉白茶) CHÁ VERDE

Este chá verde vem do distrito de Anji, na província chinesa de Zhejiang, e é muito especial para mim por várias razões. Produzido do cultivar Bai Ye No. 1 (白叶一号), as folhas deste chá verde aparecem na primavera com uma cor verde pálido devido a uma quantidade muito pequena de clorofila, razão pela qual o chá é chamado de “branco” em seu nome, apesar de ser classificado como chá verde. Embora haja chás verdes chineses mais baratos que oferecem uma experiência semelhante, este original renomado ainda é minha preferência pessoal. Ou, como costumava dizer meu ex-mentor: “O único chá que realmente preciso”.

Publicidade: Anji Baicha na Teasenz(1)

Baihao Yinzhen (白毫银针) CHÁ BRANCO

Também conhecido como Silver Needle (agulha de prata). Um famoso chá branco da província de Fujian.

Publicidade: Baihao Yinzhen na Teasenz(1)

Balhyocha (발효차) CHÁ PRETO

Este extraordinário chá preto, também chamado de Woori, que na verdade se comporta mais como um bom oolong, encanta com suas notas únicas e duradouras de cacau e caramelo. 

Publicidade: Balhyocha na Jukro Tea(5)

Daejak (대작) CHÁ VERDE

Um excelente chá verde da terceira colheita e um dos meus chás verdes favoritos.

Publicidade: Daejak na Jukro Tea(5)

Darjeeling First Flush OOLONG/CHÁ PRETO

Este chá é frequentemente comercializado como chá preto, mas a cor da sua xícara já indica que, devido a um processo de oxidação incompleto, tecnicamente se trata de uma espécie de chá oolong não torrado.

Publicidade: Darjeeling Badamtam First Flush na Berliner Teesalon em Berlim, Darjeeling Snowview First Flush na Teequartier 259 em Colônia

Dongding (凍頂) CHÁ OOLONG (LEVE)

Originalmente vindo da montanha Dongding, este chá oolong de torra média é considerado por muitos o mais equilibrado do grupo taiwanês. Seu licor parece menos verde (mais para um laranja brilhante) – especialmente quando comparado a oolongs de alta montanha, como Alishan ou Lishan.

Publicidade: Dongding na Teequartier 259 em Colônia(2), Dongding bei KOS-tea em Berlim(3)

Dongfang Meiren (東方美人) CHÁ OOLONG (ESCURO)

Também conhecida como Oriental Beauty (beleza oriental). Um chá oolong com notas frutadas e uma tonalidade âmbar distinta, devido ao seu maior nível de oxidação (cerca de 70%). Minha escolha especial para es fãs de chás Darjeeling de segunda descarga!

Publicidade: Dongfang Meiren na KOS-tea em Berlim(3)

Longjing (龍井茶) CHÁ VERDE

Também conhecido como Dragon Well (poço do dragão). Um famoso chá verde da região do Lago Oeste em Hangzhou.

Publicidade: Longjing na Teasenz(1)

Sencha (煎茶) CHÁ VERDE

Este chá é provavelmente o mais conhecido entre a variedade de chás verdes japoneses e também é o meu favorito. O Sencha de alta qualidade pode competir facilmente com outros chás japoneses conhecidos por sua elegância, como Gyokuro ou Kabusecha.

Publicidade: Sencha Haru na KOS-tea em Berlim(3)

Shengcha (生茶) CHÁ PU-ERH (CRU)/CHÁ VERDE

Muitas vezes referido como sheng pu-erh, este termo descreve uma variedade de chás que, de acordo com seu processamento, podem inicialmente ser classificados como verdes. Devido a um processo de fermentação natural, o perfil do shengcha gradualmente se desenvolve e se torna mais complexo ao longo do tempo em que as folhas de chá são armazenadas por anos (ou melhor: décadas), geralmente na forma de bolos de chá prensados.

Publicidade: 2007 Sunsing Mangzhi Sheng Puerh Teacake na ANMO ART/CHA em Dusseldórfia4)

Yabao (芽包) CHÁ BRANCO

Às vezes vendido como Pu Er Bai Ya, o que é colhido para este chá são os brotos de velhas plantas de chá cultivadas nas florestas enevoadas de Yunnan. Assim como qualquer outro chá branco, Yabao produz um liqour tjat fresco e claro que irá surpreendê-lo com suas sutis notas picantes. Também um ótimo chá para preparar no método cold brew!

Publicidade: Wild Purple Yabao na Teasenz(1)

(1) Este link levará a Teasenz.eu, uma loja de chá online com sede na Holanda especializada em chás chineses de alta qualidade. Graças ao meu contrato de afiliado com eles, você receberá 5% de desconto em cada compra em sua loja online usando meus links de afiliados ou o código de check-out THOMASTALKSTEA. Receberei uma pequena comissão por cada venda realizada desta forma.

(2) Este link levará a teequartier.de, a loja online de uma loja de chá local em Colônia, Alemanha. Devido a uma colaboração contínua, posso receber uma comissão sobre suas vendas online.

(3) Este link levará a kos-tea-shop.com, a loja online de uma loja de chá local em Berlim, Alemanha. Não sou afiliado a esta empresa e atualmente não recebo comissão sobre nenhuma venda.

(4) Este link levará a anmo-art-cha.com, a loja virtual de uma loja de chá em Dusseldorf, na Alemanha. Não sou afiliado a esta empresa e atualmente não recebo comissão sobre nenhuma venda.

(5) Este link levará a jukro.co.kr, a loja online do fabricante de chá coreano Jukro Tea. Não sou afiliado a esta empresa e atualmente não recebo comissão sobre nenhuma venda. Por favor, note que Jukro Tea pode não ser capaz de entregar a sua localização. No momento, estou procurando fontes recomendadas fora da Coréia.

Vamos falar sobre o chá!

Ao se inscrever, você concorda em receber meus materiais de marketing promocional e concorda com a política de privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.